No Pain, No Gain – Monetária

 

Esta página é para você, estudante matriculado na disciplina Economia Monetária. Ela será um repositório de posts ligados ao conteúdo da disciplina, informações e materiais para o curso!

 

 Notas da P2

Ecec: ecec_2016_p2

Eco: eco_2016_p2

 

  • Atividades e Métodos de avaliação:
    • Atividades e Criterios
    • Atividade didática On-line, instruções gerais:
      • A cada data, sempre uma segunda-feira para o ECEC e quarta-feira para Economia até meio dia, o grupo tem de enviar para o meu e-mail o texto do trabalho no seguinte formato:
        • Deve apresentar conteúdo conceitual/teórico e não-opinativo, sobre o assunto, apresentandado dados e citando fontes, se houver menção à alguma notícia, site de referência ou artigos, os links devem aparecer ao final do texto – cuidado com plágio!!!
        • O texto deve buscar uma linguagem informal e que possa elucidar conceitos econômicos para um público amplo, bem como associá-los à realidade brasileira ou de outros países, a depender do tema;
        • Deve conter no máximo 4.000 caracteres com espaço no formato doc;
        • figuras, gráficos, equações e tabelas devem ter sua posição indicada no texto e ser encaminhados em separado do arquivo de texto e devem estar em formato jpeg;
      • Cada estudante participará comentando e debatendo o texto/tema, indicando outras notícias relacionadas, e/ou ajudando a melhorar a explicação econômica do fenômeno. É importante que seja possível identificá-los nos comentários. 
      • A janela temporal para comentários estará aberta da postagem do trabalho (segunda pela tarde) até o domingo seguinte, meia noite, para o ECEC e terça-feira, meia noite, para Economia. Comentários sobre a beleza dos gráficos ou por um bom texto não serão considerados…:-/
      • Avaliação: 50% para a qualidade do texto, avaliada pela professora, e 50% pela participação individual ao longo do semestre, acompanhada e contabilizada pela Monitor Eduardo.

Acompanhe participação na atividade on-line!! Qualquer dúvida, fale com o Eduardo na monitoria, ok?!

ECEC: parcial-blog-ecec

Economia: parcial-blog-eco

      • Grupos, ordem de apresentação e temas:
        •  ECEC
          • Grupo A (deadline 22/08): O comportamento da taxa de juros e da inflação esperada para o caso brasileiro recente mostra a mesma evidência que a reportado pelo livro-texto na figura 5 do capítulo 5? Discorra sobre o efeito em questão e ilustre com dados reais da economia brasileira, comparando com o livro-texto.
          • Grupo B (deadline 29/08): Utilizando dados de preços de mercado, obtenha uma estimativa do retorno esperado de uma ação que rende dividendos e de outra que não rende (as escolhas são do grupo; o grupo que escolher primeiro e me informar, restringirá as escolhas do outro grupo!). Discuta a possibilidade de que esses preços tenham se formado sob a HME.
          • Grupo C (deadline 05/09): Quais são as principais fontes de fundos externos das empresas brasileiras não-financeiras?? Explique e compare seus dados com os oferecidos pelo livro-texto em sua figura 1, capítulo 8. (Cuidado: Esclareça tanto as variáveis quanto as fontes em seu texto, verifique se são comparáveis às do livro).
          • Grupo D (deadline 19/09): Estrutura do FED e do BCB (reproduza a figura 1 do capítulo 13 para o caso brasileiro), e explique como se dá gestão da política monetária destacando as principais diferenças para o caso Brasileiro.
          • Grupo E (deadline 26/09): Apresente uma síntese do regime de metas de inflação brasileiro, destacando i) os aspectos de transparência e ii) o comportamento da inflação em relação à meta e aos limites (prepare um gráfico semelhante à figura 1 do capítulo 16, adicionando também as expectativas de inflação Focus. Mostre para os colegas, em síntese, as respostas do presidente do BCB ao Congresso quando do não atendimento da meta de inflação.
          • Grupo F (deadline 03/10): A paridade do poder de compra é válida para o caso brasileiro?? Discuta aspectos técnicos deste conceito, ilustrando seu texto ricamente com dados, comparando com os casos apresentados no livro-texto.
          • Grupo G (deadline 10/10): Não existe mais.
          • Grupo H (deadline 10/10): Volatilidade da taxa de câmbio nominal brasileira e de países emergentes (BRICS): determinantes e aspectos comuns e específicos.
          • Grupo I (deadline 24/10): Há tradeoff de curto prazo no caso brasileiro? Compare com os casos discutidos no livro e apoie seus argumentos em dados e ao menos uma pesquisa publicada.
          • Grupo J (deadline 31/10): Que choques de demanda e/ou de oferta vc identifica na economia brasileira que poderiam ajudar a compreender a atual recessão? Seria possível expressar tal situação com o instrumental analítico estudado nesta disciplina?
          • Grupo K (deadline 07/11): Apresente uma síntese comparativa (diferenças e semelhanças) entre o modelo macro apresentado no livro-texto e o proposto no paper do Taylor (referência abaixo)
        • ECO (Atenção! Devido ao número de grupos formados, esta turma terá atividade inclusive em semana de prova, porém divulgarei o tema com 3 semanas de antecedência nestes casos)
          • Grupo A (deadline 24/08): Qual a relação entre as flutuações econômicas e as taxas de juros no caso brasileiro? Podemos identificar relação semelhante à identificada para a economia americana, na figura 7 do capítulo 5? Discorra sobre o efeito em questão e ilustre com dados reais da economia brasileira, comparando com o livro-texto.
          • Grupo B (deadline 31/08): Utilizando dados de preços de mercado, obtenha uma estimativa do retorno esperado de uma ação que rende dividendos e de outra que não rende (as escolhas são do grupo; o grupo que escolher primeiro e me informar, restringirá as escolhas do outro grupo!). Discuta a possibilidade de que esses preços tenham se formado sob a HME.
          • Grupo C (deadline 07/09): Quais são os principais problemas de agência enfrentados pelos mercados de capitais brasileiro (apoie seu post em pelo menos 1 artigo científico recente)? O que se pode dizer sobre a concentração do mercado interbancário brasileiro e o impacto disso sobre a redução dos custos de transação (apoie seu post em pelo menos 1 artigo científico recente)?
          • Grupo D (deadline 14/09): Explique o sistema de “shadow banking” (busque outras fontes confiáveis para ajudar a melhorar a compreensão da turma sobre o assunto) e ilustre com dados o papel do sistema  na crise financeira de 2007-2008.
          • Grupo E (deadline 21/09): Discuta o processo de oferta monetária no caso brasileiro, comparando-o ao apresentado para o caso americano. Mostre o comportamento das reservas compulsórias e do multiplicador monetário nos últimos 10 anos, destacando episódios de maior variação.
          • Grupo F (deadline 28/09): Completemente as informações do livro-texto sobre políticas macroprudenciais e apresente uma síntese de tais políticas no caso brasileiro. O grupo considera que houve complementariedade entre as políticas macroprudenciais e as monetárias tradicionais após a crise 2007-2008?
          • Grupo G (deadline 05/10): A paridade do poder de compra é válida para o caso brasileiro?? Discuta aspectos técnicos deste conceito, ilustrando seu texto ricamente com dados, comparando com os casos apresentados no livro-texto.
          • Grupo H (deadline 12/10): Volatilidade da taxa de câmbio nominal brasileira e de países emergentes (América Latina): determinantes e aspectos comuns e específicos.
          • Grupo I (deadline 19/10): Qual o comportamento da oferta de moeda e da inflação e o que sabemos sobre a demanda de moeda, ambos no caso brasileiro?
          • Grupo J (deadline 26/10): Que fatores que ajudam a entender a existência tradeoff de curto prazo e que podem ser boas explicações para o caso brasileiro? Apoie seus argumentos em dados e ao menos uma pesquisa publicada.
          • Grupo K (deadline 02/11): Que choques de demanda e/ou de oferta vc identifica na economia brasileira que poderiam ajudar a compreender a atual recessão? Seria possível expressar tal situação com o instrumental analítico estudado nesta disciplina?
          • Grupo L (deadline 07/11): O debate regras x discricionariedade foi um marco importante na compreensão mainstream da política monetária. Sintetize o artigo classico KYDLAND, F.; PRESCOTT, E. Rules rather than discretion: The inconsistency of optimal plans. The Journal of Political Economy, v. 85, n. 3, p. 473–792, 1977, comparando à discussão trazida pelo livro-texto. (Artigo disponível em http://www.jstor.org/stable/1830193)
          • Grupo M (deadline 16/11):  Apresente uma síntese comparativa (diferenças e semelhanças) entre o modelo macro apresentado no livro-texto e o proposto no paper do Walsh (referência abaixo)
      • Notas de trabalho final

 

  • Atividade realizada em sala de aula – Feedback

Primeiro, quero reforçar  o objetivo da atividade: o conteúdo dos capítulos 8 e 9 envolvem conhecimentos de microeconomia (assimetria de informação) e aplicações da teoria do portfólio como determinante das demandas por ativos financeiros, já estudada nos capítulos anteriores, de tal forma a propiciar uma compreensão de possíveis conexões entre mercados financeiros  e seus efeitos sobre o lado real de economias desenvolvidas e emergentes. Um leitura atenta do conteúdo é suficiente para o aprendizado e a proposta da atividade foi exatamente estimular o contato com os capítulos, o primeiro contato com o livro para alguns, e com a discussão em grupo permitir um aprendizado mais efetivo que simplesmente se manter como receptor de uma aula expositiva!

Pela dinâmica das discussões e o material produzido pelos grupos, estou certa de que o objetivo foi atingido. A premiação, que considerou a rapidez em produzir respostas e a qualidade das respostas, tem como objetivo beneficiar estudantes/grupos que estão com a leitura em dia e, naturalmente, prepararam respostas eficientes (boa qualidade e com rapidez).

Atividade em classe: fechamento
Economia Ecec
Faixa 1: 0,75 na nota da P1 A, F, G, H, I A, D, C, G
Faixa 2: 0,50 na nota da P1 B, C, E, M, L H, I, J, K
Faixa 3: 0,25 na nota da P1 D, J, K B, E, F
Obs. Adicional, apenas para os presentes em sala na data da atividade

Econoomia: grupo-a-eco grupo-b-eco grupo-c-eco grupo-d-eco grupo-e-eco grupo-f-eco grupo-g-eco grupo-h-eco grupo-i-eco grupo-j-eco grupo-k-eco grupo-l-eco grupo-m-eco

Ecec: grupo-a-ecec grupo-b-ecec grupo-c-ecec grupo-d-ecec grupo-e-ecec grupo-f-ecec grupo-g-ecec grupo-h-ecec grupo-i-ecec grupo-j-ecec grupo-k-ecec

Usem as respostas dadas pelo grupo para revisar e aprofundar seu conhecimento sobre os temas desses capítulos!

  • Quizzes:

Para recuperar o pdf com o seu Quiz, clique abaixo e entre somente seu número USP, não é necessário senha. Uma janela com os links para os pdfs disponíveis para seu NUsp aparecerá e vc poderá baixá-los!!

BAIXE AQUI SEU QUIZ!!!

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Vamos usar também esse meio para aprender e trocar informações? Comentando os respectivos posts, você poderá fazer perguntas, responder às perguntas postadas por colegas, sugerir e compartilhar material da internet associado ao conteúdo, deixar sua opinião sobre o assunto, ok? Eu vou sempre comentar e responder em sala de aula e aqui, na medida do possível!

Começo elencando alguns posts anteriores que podem servir de motivação para a disciplina desse semestre! Bem-vindos!!

Post anteriores:

Projeções de crescimento do PIB e afins

Macroeconomia das Curvas que Pulam

PIB, o que é isso mesmo?

Dicas para se preparar para provas

Depósito compulsório e estabilidade financeira

Depósito Compulsório e taxa de juros

Os meios de pagamento na economia brasileira (22/08/2013)

Ensinar Macro nos dias atuais (04/12/2013)

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