Inovações Didáticas – Interação on-line

 

Preparar atividades que utilizem um ambiente natural para a geração que nasceu com internet pode funcionar bem como instrumento didático, e, claro, dá um trabalho enorme para o professor – mas continuo apostando que valha a pena. Esse semestre, estou novamente utilizando esse caminho. Para ilustrar também essa inovação, destaco um trecho da resenha: SILVA, Roseli ; BATISTA-FERREIRA, N. N. . Resenha Bibliográfica: BECKER, William E.; WATTS, Michael; BECKER, Suzzane R. (Ed.). Teaching Economics: more alternatives to chalk and talk. Cheltenham-UK: Edward Elgar Publishing Limited, 2006. 225 p.. Estudos Econômicos (USP. Impresso), v. 40, p. 967-973, 2010.

 

“O uso de tecnologia computacional para além do email e sítios da rede de internet, tema do sétimo capítulo, ainda é escasso entre professores de economia, e poucos utilizam atividades mais complexas baseadas em computador ou inovações didáticas como técnicas de aprendizado ativo ou como autoavaliação online, em geral porque tais atividades impõem um elevado custo pessoal para o próprio professor. Os autores, Kim Sosin (Universidade de Nebraska – Omaha) e Willian Golfe (Universidade Estadual de Nova Iorque), revisam a literatura que busca avaliar se o uso de tecnologia representa um grande passo para a educação e se auxilia os professores a serem mais efetivos e eficientes em seus trabalhos, alterando, inclusive, seus papeis no processo de aprendizagem. Os resultados não são conclusivos, mas há evidências de que algumas atividades tecnológicas contribuem para o aprendizado e outras não, citam como exemplo o uso das “apresentações em PowerPoint e conversa” em substituição ao “cuspe e giz” como tendo efeito negativo na performance dos estudantes. Os autores sugerem algumas boas práticas para ensinar com tecnologia, tais como jogos e simulações em computador (apresentados no capítulo três); o uso de blogs, que podem ser mantidos pelos próprios alunos sobre o curso, ou pode ser um meio do professor estimular discussões sobre temas de estudo, ou, ainda, uma forma dos estudantes entrarem em contato com a diversidade de pontos de vista, o que pode ser usado como uma excelente ferramenta de ensinar a pensar criticamente; se utilizados sabiamente e com cuidado, os blogs propiciam uma vivacidade ao curso de uma maneira que poucas tecnologias poderiam fazer.

Os autores acreditam que a tendência no uso de tecnologia para ensino de economia seguirá no sentido de aumentar a portabilidade no acesso à instrução e das oportunidades de interação dos estudantes com o material do curso e com o professor e outros estudantes. Dentre as recomendações de “do’s and don’ts”, destacamos: ajudar os estudantes a avaliar a informação online; pedir aos estudantes que avaliem a parte tecnológica do curso, buscando aferir se ela contribui para o aprendizado de economia; não sobrecarregar os estudantes com informação online; não desconsiderar os custos de aprendizado a si próprio frente aos benefícios de desenvolver novos usos de tecnologia ou novas abordagens pedagógicas.”

 

A atividade deste semestre para as turmas de Monetária é a seguinte:

Peso na média: 7,5%

Descrição: Cada trio, sorteado a cada semana, ficará responsável por pesquisar notícias sobre o tema de aula da próxima semana e produzir um texto, com conteúdo conceitual/teórico e não-opinativo, sobre o assunto, citando fontes e links para as notícias pesquisadas (máximo 3).

O texto deve buscar uma linguagem informal e que possa elucidar conceitos econômicos para um público amplo e conter no máximo 4.000 caracteres com espaço.

Cada estudante participará comentando e debatendo o texto/tema, indicando outras notícias relacionadas, e/ou ajudando a melhorar a explicação econômica do fenômeno. É importante que seja possível identifica-los nos comentários.

 Funcionamento:

O texto deve ser enviado em doc para o e-mail da professora, até a segunda-feira ao meio dia e a janela de comentários estará aberta até o domingo seguinte.

Avaliação: 50% para a qualidade do texto avaliada pela professora e 50% pela participação individual ao longo do semestre, acompanhada e contabilizada pelo Assistente.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: