Diversão e Aprendizado: alunos do ensino médio visitam USP

 

Ontem foi um dia daqueles! Passei a manhã toda aplicando uma atividade muito divertida e dinâmica aos alunos de ensino médio que visitaram a USP-RP para conhecer o curso de Matemática Aplicada a Negócios (MAN). Este curso, originalmente criado como um curso inter-unidades entre a FEA-RP e a FFCLRP, agora é de responsabilidade apenas desta última, porém ainda conta com a participação de docentes da FEA-RP. Daí que eu, a convite da minha colega Profa. Natália, que atualmente leciona uma disciplina para o curso, fomos participar do “Dia da Matemática”, organizado principalmente pelos próprios estudantes do curso, em que alunos de ensino médio são recebidos e participam de atividades que mostram como será a vida universitária deles, caso escolham estudar no MAN.

Eu e minha colega estávamos lá para dar o gostinho da Economia que também se estuda no curso! Realizamos uma dinâmica em que um mercado concorrencial é simulado, com metade dos estudantes agindo como vendedores e metade, como compradores – semelhante aos antigos pregões das bolsas de valores. Após as rodadas de negociação, sempre animadas, explicamos brevemente as noções de oferta, demanda e equilíbrio de mercado. A mesma atividade já foi realizada por nós em projeto de extensão da USP-RP, em 10 escolas de ensino médio de Ribeirão Preto (para entender a atividade, veja  os posts Economia no Ensino MédioEnsinando Economia por meio de jogos em sala de aula )

Realizamos três aplicações consecutivas de cerca de 1h30min cada, para um total de quase 250 estudantes! Em uma das sessões, trabalhamos com 84 jovens, com muita energia e vigor! Destaque especial para a participação da E.E. Irene Dias Ribeiro, cujos estudantes inovaram improvisando placas de “COMPRO” e “VENDO” buscando fechar negócios com maiores ganhos rapidamente, no meio da multidão de negociantes!! Foi muito divertido!! Esta escola tem também um blog e já há um post com fotos da participação do pessoal (veja aqui).

Parabéns aos professores dessa moçada toda, a cada experiência que tenho desse tipo, mais cresce minha admiração pelo trabalho árduo de vocês.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: