What’s the dollar name in Brazil?

 

Hã?… What do you mean?

Com cara de quem não estava entendo lhufas, foi com essa outra pergunta que respondi à primeira. Qual o nome do dólar no Brasil? Como assim, cara-pálida?

Depois daqueles segundos em que me senti num outro planeta, compreendi a pergunta, simples, de uma americana de nível educacional médio: a atendente do banco em que fui abrir minha conta aqui (não vou dizer nomes nem no banco nem da simpática moça, por uma questão óbvia). Ela foi super solicita, me atendeu muito bem, abriu a conta e me passou as informações com clareza e até me deu dicas de restaurantes brasileiros na cidade… Mas, em meio a essa simpatia toda, ela me revelou um fato que me parece universal para o americano médio: eles acham que o resto do mundo usa o dólar como moeda, apenas mudando o nome… No fundo, no fundo, não estão totalmente errados… mas o ponto aqui é tratar moeda e dólar como sinônimos! A simpática atendente queria saber qual era a moeda em circulação no Brasil, o real – e achou graça no nome!

Mais interessante ainda: ela sabia que a moeda na Coréia (do Norte e do Sul) é o won, que na China é o yuan, no Japão, o yen… em nenhum momento ela falou em dólar japonês… E o que isso mostra? Que os orientais estão dominando tudo! Ela tem inúmeros clientes, estudantes de Ph.D. e Visiting Scholars em Columbia, vindos desses países, o que reforça o que já me é óbvio ululante andando pelas ruas do campus.

No mais, semana de Spring Break, sem atividades acadêmicas, além de minhas “horas-bunda” de estudo e pesquisa individuais e longas caminhadas pela cidade…


Deixe uma resposta

