Sugestão de leitura para as férias

 

Ao longo do ano passado, sugeri algumas leituras, principalmente para os que gostam de finanças. Como estamos em tempo de férias escolares, é uma boa hora para resgatarmos as recomendações! Fique à vontade para fazer as suas, comentando este post!

A primeira recomendação, no post intitulado “Lição de empreendedorismo: crise x oportunidadesjuntou algumas de minhas paixões: ópera, história e finanças, no livro de Sérgio Casoy, “A Invenção da Ópera ou A História de um Engano Florentino” , uma aula prática sobre o “espírito animal” dos empreendedores.

Ainda no mês de março, no post “A auto-ajuda da especulação“, apresentei algumas observações sobre um clássico dessa área: “Os Axiomas de Zurique”, de Max Gunther. Termino o post lembrando que a atividade de especulação pode se servir de conhecimentos científicos, métodos econométricos, etc, mas isso não basta… Há requisitos de personalidade importantes envolvidos nessa atividade.

Para fazer um contraponto, o post “Sucesso e fracasso revisitados” ressalta a perspectiva diferenciada de “Fora de série: Outliers“, de Malcolm Gladwell, em que o papel do legado cultural e de outros aspectos, como o  momento histórico e as oportunidades alcançadas  tanto pelo próprio esforço quanto pela pura sorte, são determinantes no sucesso em qualquer atividade.

Mais recentemente, li e recomendei “Oito séculos de delírios financeiros: desta vez é diferente” de Kenneth Rogoff e Carmen Reinhart, um excelente compêndio das crises financeiras, incluindo a recente crise de 2007-2008, muito bem documentado por dados históricos e com o rigor necessário para uma obra de divulgação científica. O post leva exatamente o título “Belo compêndio das crises financeiras“.

Boa leitura!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: