O Valor do Voto

Em meio a um “setembro negro” e decisivo pessoalmente, venho tentando escrever aqui sobre as atuais eleições. Ao mesmo tempo, questionava-me se seria necessário “mais uma análise” sobre o assunto, ainda que eu pretendesse discutir questões mais técnicas, que me vêm de algum conhecimento sobre teoria de escolha pública e correlatos. Enfim, o tempo passou, a análise não veio e, sim, eu acho que ela teria sido totalmente dispensável… Há especialistas demais e eu pouco ou nada teria a contribuir para minorar a avalanche de intolerância, radicalismo, má-fé e afins que se tornou marca da mídia quase completamente nessas eleições. No lugar dela, preferi falar neste momento pré-eleição, como alguém que sempre soube, desde a mais tenra idade, que apenas a educação pode propiciar igualdade de oportunidades ou diminuir as desigualdades delas. Esse “saber” nem eu mesma sei explicar de onde, talvez de uma fina intuição, de uma percepção aguçada do entorno e de querer, a partir daí, romper aquilo que parecia, com uma brutalidade tamanha, fazer questão de grudar meus horizontes a um palmo do meu nariz. E ali, naqueles horizontes restritos, a educação, o conhecimento, e só ele, seria a via de libertação – eu sabia. Cada livro, dos poucos que me chegavam então, abria mais uma porta, acendia mais uma luz, e assim foi, e assim é, ainda hoje. E assim, também bem cedo, decidi que meu voto, em qualquer eleição, seria sempre em favor da diminuição das desigualdades sociais pelas vias democráticas. Eu quero crer que, depois de superar a miséria material, estado deplorável de condição humana, o próximo passo da demanda social será por mais e melhor educação, em todos os níveis. E aí, sim, estaremos rumando para o desenvolvimento socio-econômico. Sim, isso ainda demora décadas, eu não vou viver para ver, infelizmente, mas fico feliz com a possibilidade de que estejamos caminhando nesse sentido. É isso. Esse é o valor do meu voto. Cada um que tenha o seu, e que respeitemos as diferenças! Boa eleição a todos!

Anúncios
Publicado em Política. Tags: . 8 Comments »

8 Respostas to “O Valor do Voto”

  1. Lígia Says:

    Depoimento emocionante, Roseli.
    Só não concordo com um aspecto: você verá, sim (como também eu), nosso povo com acesso a uma educação de qualidade. Trabalhamos por isso e não esmoreceremos!

  2. Liv's Says:

    Roseli, lindo! Como disse a Lígia, emocionante, mesmo! Como vc expressa maravilhosamente bem seus sentimentos e opiniões! É sempre um grande prazer “lê-la”!

  3. Elaine Says:

    Roseli, realmente, que texto ótimo! Excelente em suas diversas dimensões, conteúdo, forma e pertinência! Estou adorando ler seu blog.

  4. Samira Schatzmann Says:

    Professora,
    Sempre tive bastante admiração pela senhora, enquanto educadora e enquanto economista. Nunca tivemos oportunidade, dentro da sala de aula, de debater estes assuntos, por conta da característica da disciplina que a senhora ministrava. Neste momento percebo que perdi a oportunidade de “explorá-la” um pouco mais para discutir as questões que sempre me motivaram a virar uma economista.
    Concordo com você 110%!
    Beijos.
    Samira

    • Roseli Silva Says:

      Samira, realmente, independente da disciplina que leciono, tenho como posicionamento ético não misturar, na medida do possível, minha análise normativa (meu juízo de valor) e o conteúdo positivo da disciplina, a teoria econômica. Afinal, meu papel é facilitar a compreensão dos estudantes sobre as diversas teorias, para que eles próprios possam formar seus juízos de valores.

  5. Fátima Says:

    Texto excelente e lúcido! Parabéns!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: