Economista? Que bicho é esse?

13 de Agosto, neste ano, uma sexta feira – belo dia para ser nosso dia, não? Ainda bem que somos bastante racionais e não nos impressionamos com essas tolices de superstições… rs…

Em homenagem ao nosso dia, resolvi falar um pouco sobre a profissão de economista. Costumo fazer palestras sobre o assunto, em escolas de ensino médio e nos eventos da Instituição em que trabalho, que intitulo “Economista? que bicho é esse?”.

O Economista é um profissional que analisa e propõe soluções para problemas associados a escolhas de várias ordens: financeiras, produtivas, sobre alocação de recursos públicos, de tempo, sobre decisões de consumo, etc. Para identificar e analisar tais problemas, os Economistas têm um modo particular de pensar, um modo estruturado (para simplificar o todo complexo do mundo real), em que buscamos: caracterizar os fatores históricos, políticos e institucionais que afetam o problema; ressaltar as principais variáveis econômicas envolvidas;  hipotetizar relações entre elas a partir das teorias e modelos conhecidos; e obter observações reais (dados) para estas variáveis para que, se for o caso, possamos analisar o problema a partir de instrumentos estatísticos e fazer inferência sobre hipóteses de interesse.

Por que escolhas são fundamentais? Porque os recursos disponíveis são escassos e os desejos são ilimitados!

Com um forma estruturada de pensar, os economistas devem ser capazes de: IDENTIFICAR ALTERNATIVAS POSSÍVEIS; AVALIAR OS BENEFÍCIOS E CUSTOS DE CADA UMA DELAS; COMPARAR E CLASSIFICAR OS RESULTADOS; COMUNICAR E ARGUMENTAR DE FORMA CLARA E PRECISA SUA AVALIAÇÃO.

A formação de um economista envolve, então, conhecimentos de história, de métodos quantitativos e de teoria econômica, e a monografia de final de curso propicia a consolidação da formação:



Se gostou, procure mais informações, converse com economistas e conheça as muitas possibilidades de atividades em empresas públicas ou privadas, no setor de administração pública propriamente, além da Academia, que economistas podem desenvolver!


4 Respostas to “Economista? Que bicho é esse?”

  1. O economista « Visão Econômica Says:

    […] agosto 16, 2010 por Evandro Sexta-feira passada foi o dia internacional do economista, e Roseli Silva – Docente USP – aproveitou a para transmitir uma ótima descrição da profissão. Veja parte […]

  2. Papel social do economista « Random Walk From New York Says:

    […] E sobre o papel social do economista, também há concordância: estabelecer e avaliar os prós e contras de escolhas alternativas, também reportado num outro post: […]

  3. Nathalia Says:

    Olá. Adorei o post!!!
    Estou no 3 ano do Ensino Médio e sempre fui a menina de “humanas”. Meu sonho era lecionar história, mas a situação em que se encontra a educação brasileira não me permite… Acabei perdendo o gosto.
    Vários profs já me deram palpites de profissões, direito (não me chamou atenção), RI (achei legal, pois amo geopolítica, falo 3 idiomas, mas o mercado de trabalho é muito difícil). Por fim… já estava me conformando em fazer psicologia. Até que uma professora viu a facilidade que eu tinha com a matemática financeira e me propôs economia alegando ser de humanas. Fui pesquisar sobre, adorei a profissão. Mas vi a grade e por mais que seja humanas, tem cálculo. Os temidos cálculos dos cursos de engenharia. Terei algum problema? É melhor ir pra outra área?
    Obrigada pela atenção

    • Roseli Silva Says:

      Olá!
      Cálculo é bacana! A linguagem matemática é utilizada por economistas como forma de facilitar a comunicação e o aprendizado dos argumentos/conceitos/modelos econômicos!!
      Procure os posts da categoria Ensinando Economia e vai encontrar mais informação sobre a carreira!
      Abs e boa sorte no vestibular para Economia!! 😉


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: