Projeções de crescimento do PIB e afins

 

A mídia divulgou ontem as expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, para entender o que é veja o post PIB, o que é isso mesmo?) da Federação de Bancos Brasileira (Febraban) que, segundo sua pesquisa de projeções macroeconômicas de maio, é de 6,3% para 2010 contra 5,5% da pesquisa realizada em março.

O Banco Central do Brasil também faz um levantamento sistemático de expectativas dos agentes dos mercados financeiros, com divulgação semanal, denominado Focus – Relatório de mercado. Na última edição de 07 de maio de 2010, a projeção mediana de crescimento do produto para 2010 passou de 5,60% há quatro semanas daquela data, para 6,26% naquela data.

As projeções em geral, não apenas do PIB, sofrem do mesmo problema. São projeções pontuais. Ninguém divulga o intervalo de confiança de tais projeções. A pergunta é: em se tratando de uma projeção baseada em um suposto modelo estatístico, qual é o intervalo de valores estatisticamente iguais à projeção divulgada? Será que 5,5% é estatisticamente diferente de 6,3%? Ou 5,6%, estatisticamente diferente de 6,26%?

Explico: Vamos tomar a projeção divulgada pela Febraban como exemplo, e supor que a distribuição estatística da variável projetada seja bem aproximada por uma curva gaussiana (Normal) e que o desvio padrão da projeção (o seu risco) seja de 0,5% (o que eu classificaria como o resultado de um excelente modelo de projeção, diga-se de passagem…). Veja, tudo isso é suposto, pois essas informações não são divulgadas. Pois bem, neste caso haveria 95% de chances do valor previsto para o crescimento do PIB estar entre 5,3% e 7,3%, aproximandamente. Caso o desvio padrão fosse de 1%, tal intervalo seria aproximadamente de 4,3% a 8,3%… Ou seja, a menos que a precisão da previsão seja muito grande (desvio padrão da previsão muito pequeno), dizer que o produto crescerá a 5,5% não é diferente, do ponto de vista estatístico, de dizer que crescerá a 6,3%…

Observe que a compreensão do significado dos intervalos de confiança não é nada complexo demais que não possa figurar na mídia em geral. Aliás, tal divulgação é obrigatória em se tratando de pesquisas de intenção de votos em períodos eleitorais…

Pergunto: Será que algum dia as projeções sobre crescimento do PIB e demais variáveis macroeconômicas que abarrotam os meios de comunicação passarão a ser divulgadas de forma relevante, ou seja, com seus respectivos intervalos de confiança??

5 Respostas to “Projeções de crescimento do PIB e afins”

  1. Liv´s Says:

    Pois é! Deveria ser divulgado mesmo! Até eu entendi lendo seu post! (rsrsrsrsrs…..não me dou bem com números!).
    De repente, o pib cresceu 1,5% a mais que a projeção! Nossa, acham demais! E na verdade, não cresceu esse valor a mais nada…tudo enganação! É tudo retórica!

    Mais um instrutivo post! Adorei! bjão!

  2. Mario Says:

    Talvez sim….mas não no Brasil….rsrsrs

  3. Silvio Says:

    Bem, talvez seja interessante dar uma olhada em qual foi o desvio verificado nos anos anteriores.

  4. Gian Says:

    Rs! O Prof. Alex contou que em uma entrevista que concedeu a um canal de TV, o reporter queria saber sobre possiveis causas do aumento do preço da carne numa certa epoca. Professor Alex disse ao entrevistador –em off– que nao era conhecedor do mercado de carnes, mas que o preço deveria ter aumentado por um possivel choque que teria reduzido a oferta do referido produto e, entao, teria explicado ao reporter o funcionamento basico do sistema de preços.
    Contudo, aconteceu que a reportagem foi ao ar dizendo que o preço da carne aumentou em decorrencia de uma queda na demana, de acordo com o Prof. Alex Ferreira da USP!!!

    Contudo, imagine o que nao poderiam dizer sobre o intervalo de confiança? Melhor que nao digam nada…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: