Estudar Economia

 

Como esta é a primeira semana de aulas, achei apropriado escrever um post para um público específico: estudantes de Economia.

Resgato, inicialmente, um pouco da minha memória afetiva como estudante de economia… Escolhi estudar economia ainda no ensino médio, pasmem: por conta do curso de Educação Moral e Cívica! Um verdadeiro resquício da ditadura, que, para minha felicidade, tinha como professora uma adorável e carismática estudande de mestrado de antropologia da PUC de São Paulo… Bendita incongruência do sistema! Esta criatura, de cuja imagem peculiar ainda me lembro bem (meio bicho-grilo, fins dos anos oitenta), usava as aulas de Educação Moral e Cívica para realizar leituras dirigidas e discussões sobre diversos temas sociais, filosóficos e econômicos – todos a partir de um material didático chamado “Coleção Primeiros Passos”. Num dos títulos da coleção, que devia ser “O que é Capitalismo”, aproximei-me pela primeira vez de uma leitura da sociedade, sob o enfoque econômico, a partir da visão de Karl Marx. Fiquei maravilhada! Aqueles assuntos todos me encantavam e a mídia da época, como a de hoje, destacava muito os temas econômicos: só falava do “dragão da inflação” (eu tinha medo… rs), da recessão, das tais “bolsas” que subiam e caiam, do câmbio e dos déficits externos e fiscais, do desemprego, da dívida… Parecia um grande desafio entender essas coisas todas… e era… e é!

Então, tentando entender melhor do que se tratava estudar economia (não havia nenhum economista na família, nem internet… rs), busquei informações no cursinho, li também um livro chamado “Aprender Economia”, do Paul Singer (ainda o tenho, todo grifado… rs), e quando me dei conta de que na segunda fase do vestibular  era preciso saber bem humanas e exatas, aí não tive mais dúvidas! Sempre tive mais aptidão para exatas, mas também não queria deixar de estudar e aprender humanidades… Economia caiu como uma luva!

Estudar Economia é isso… essa mistura de exatas e de humanas: conhecer a história e o momento presente, com suas complexas interrelações entre a esfera econômica, social, política e filosófica (o Homem é um bicho complicado…), e ser capaz de reconhecer as principais relações na esfera econômica, abstraí-las do todo complexo, por meio de teorias e modelos bastante abstratos e, muitas vezes, beneficiados pelo uso da linguagem universal e simples da matemática e, assim, compreender, estabelecer, mensurar e analisar relações de causa e efeito.

Com isso, objetiva-se compreender a organização social em sua profunda interrelação com o modo de produção de bens e serviços, ou seja: com a maneira pela qual o Homem, ao longo do tempo, tentou solucionar o problema de escolher o que produzir, como produzir e para quem produzir, dentre os diversos fins que podem ser dados aos recursos disponíveis, que são escassos… (Eis a definição clássica da Ciência Econômica).

É isso! Bom início de aulas a todos!

 

 

 

 

Anúncios

7 Respostas to “Estudar Economia”

  1. Liv Says:

    Holá! Muito bom! Suas palavras estão quase me convencendo de que eu deveria ter cursado Economia…rs…
    Brincadeiras à parte, nós, os ” humanos comuns” que dizem detestar Exatas e, lá no meio, a Economia; lendo seu post, podemos ter uma visão mais ampliada e filosófica (até mesmo poética!) do que é esse ramo da Ciência e a sua importância na História da Humanidade….adorei!

  2. Rodrigo Takeuchi Says:

    Excelente texto, mas nunca falaria que a Roseli já ficou maravilhada com Karl Marx!!

  3. Diogo Mendonça Says:

    Muito boa a iniciativa. Quando li o nome do blog, já sabia que era seu.rs. Só me surpreendeu ter ficado maravilhada com uma leitura da sociedade por Karl Marx.

  4. Flaco Marques Says:

    O “Aprender Economia” também me trouxe para esse mundo de loucos. Gente tão doida que tenta dar números para o prazer de comer um pãozinho com manteiga em detrimento de uma compra de máquina de costura.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: